Fale Conosco: +55 (62) 3100-9409 / 99124-7968 / 98183-0072

Top
Image Alt

Constelações Sistêmicas

  /  Constelações Sistêmicas

As constelações sistêmicas (que envolvem as constelações familiares e organizacionais) nasceram na Alemanha há pouco mais de 30 anos, a partir do trabalho e da vasta experiência do terapeuta Bert Hellinger como missionário, terapeuta de grupos, casais e indivíduos.

Bert Hellinger

trouxe à psicoterapia sistêmica, aos tratamentos de saúde e às organizações uma nova possibilidade de acessar informações invisíveis contidas no inconsciente coletivo, na dinâmica dos relacionamentos e as suas conseqüências no sucesso ou não da vida afetiva, social e profissional.

Estas informações invisíveis traduzem-se em forma de problemas, segredos, tabus e emaranhados existentes nos sistemas familiares, que impedem que o amor flua naturalmente entre os casais e gerações, assim como bloqueia a livre expressão da individualidade de cada membro da família, gerando conflitos, bloqueios psíquicos e energéticos, dificuldades profissionais, de relacionamento, doenças, sintomas físicos e diversas outras questões que se manifestam como dificuldades na vida diária.

A partir do trabalho de Constelações Sistêmicas é possível reconhecer concretamente a localização destes bloqueios, destas informações até então “invisíveis” e subliminares que permeiam os relacionamentos entre as pessoas, e que expressam a verdadeira natureza e forma do contato entre as pessoas e das redes sociais em que cada um de nós está inserido, e que vão muito além da linguagem verbal ou da racionalidade.

Após um trabalho de constelações familiares, pacientes costumam relatar alívio e paz na alma familiar (mesmo que o trabalho seja feito apenas com uma pessoa), proporcionando libertações e melhoras significativas nos caminhos da vida, nos relacionamentos e nas questões que vieram tratar. O trabalho é feito em workshops, com a ajuda de representantes para o paciente e seu sistema familiar, escolhidos “aleatoriamente” no grupo, dentro do qual as questões são trazidas e facilitadas, enquanto o paciente a observa de fora ou individualmente, em apenas uma ou duas sessões no consultório.

O mesmo trabalho foi ampliado com o passar do tempo e hoje em dia é também amplamente utilizado em empresas de todo o mundo para o diagnóstico, análise e solução de questões empresariais envolvendo relacionamentos, relações com clientes, investidores, fusões, força da marca e demais situações pontuais que necessitem de mapeamento e diagnóstico para buscar soluções.

Para os ambientes organizacionais, as Constelações servem como um “GPS”, onde, a partir de sua utilização, é possível mapear concretamente a forma como as questões se apresentam no momento, visualizar caminhos e obter, intuitivamente (através de insights e imagens inconscientes), respostas levem à melhor solução para o problema atual.