III Formação Certificada pelo Infosyon em Constelação / Visualização Organizacional 2025
O objetivo é formar profissionais que possam ajudar empresas e organizações, percebendo as dificuldades existentes na sua complexidade à base do pensamento sistêmico e das novas pesquisas cientificas.
Fórum Internacional em Constelações Sistêmicas Organizacionais.
O IBS Sistêmicas promove em Goiânia, de fevereiro a maio de 2025, a Formação Certificada pelo Infosyon em Constelações Organizacionais com a Mastertrainer Cornelia Bonenkamp.
Serão quatro módulos presenciais (128 horas) e oito encontros online. Total de 144 horas de curso. Início em fevereiro e término em maio de 2025.
Local: Clínica Humani – R. J-10, 100 – St. Jaó, Goiânia – GO, 74673-240
Informações: (62) 99136 4931; (62) 99136 5569
Inscrição mediante preenchimento do formulário abaixo e depósito da primeira parcela ou do curso total.
Programação
4 Módulos presenciais (Quinta-feira das 18 às 22:00, Sexta-feira, Sábado e Domingo das 9:00 às 18:30) e 8 encontros online – 32 horas, (das 18:00 às 22:00). Total de 144 horas de formação.
13/02 a 16/02/2025
Teoria e prática das constelações organizacionais
O que é um sistema?
– Princípios sistêmicos que regem as organizações.
– Consciência pessoal e coletiva.
– Histórico
– Como funcionam as constelações?
– Utilização e aplicação em diferentes áreas na organização.
– Práticas no uso do pensamento sistêmico e das partes de uma visualização/constelação sistêmica organizacional.
13/03 a 16/03/2025
- Visualizações sistêmicas (constelações) organizacionais e o management, gestão, desenvolvidos por Claude Rousselet e Georg Senoner.
- Visualizações sistêmicas (constelações) no marketing (Ulrich Cremer).
- Borboleta – estudos de projetos e sua evolução temporal, constelação de carreira etc.)
10/04 a 13/04/2025
Diferentes modelos de visualizações sistêmicas/constelações estruturais
Estruturas desenvolvido de Matthias Varga von Kibéd e Insa Sparrer, formatos predefinidos de constelações determinando tipos de visualizações sistêmicas , tais como: visualizações sistêmicas ocultas nas empresas, triângulo de valores, tetralema, constelação do problema.
08/05 a 11/05/2025
Visualizações sistêmicas (constelações) organizacionais de diversos contextos (time/ fusões/liderança…), supervisões.
Aprofundamento da aprendizagem em pensamento sistêmico, as visualizações sistêmicas (constelações) organizacionais e liderança lateral e exercícios de percepções sobre as capacidades do facilitador, coaching sistêmico e supervisões.
8 Encontros on-line
1º – 26/02/2025 – Atitude sistêmica
Como ficar aberto para perceber os processos, sem julgamento. Ferramentas e recursos para o facilitador. Como liderar e ser liderado?
2º – 26/03/2025 – Entrevistas sistêmicas
Pergunta de milagre, perguntas circulares, para aumentar a visão sobre os processos.
3º – 23/04/2025 – Visualizações sistêmicas (constelações) organizacionais no atendimento individual
Visualizações sistêmicas(constelações) organizacionais individuais no coaching/consultoria/supervisão – com figuras, outros objetos, desenhos e na imaginação.
4º – 21/05/2025 – Empresas familiares
Sobreposição de dinâmicas familiares e organizacionais. O que rege no conflito? A dinâmica familiar ou organizacional?
5º – 04/06/2025 – Melhoria de trabalhos em equipe
Princípios de ordem em sistemas de trabalho, equipes, organizações – conflitos em times, ausência de liderança, despedidas internas, o bullying – fundação, fusão, reestruturação, planejamento de sucessão.
6º – 18/06/2025 – Conflitos com colegas/superiores/clientes/fornecedores
Visualizações sistêmicas (constelações) organizacionais para desenvolvimento de estratégia e de equipes, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de áreas, gestão.
7º – 02/07/2025 – Problemas de motivação e vários papéis na empresa
Possíveis origens de alta rotatividade ou absenteísmo de funcionários. O que motiva?
Encontrar o seu próprio espaço em uma empresa – como um empregado, executivo ou consultor – Desvendando a pressão – Quando sou funcionário e quando sou ser humano?
8º – 16/07/2025 – Problemas de gestão e apoio na seleção de pessoal
As descrições das funções são atualizadas e claras? Metas claras? Problema se origina em que nível da organização? Organograma – conhecimento explícito/implícito – esclarecimento do objetivo e intervenções curtas.
O que fazer para a área, o departamento, a empresa ficar estável, como também aberta para as mudanças necessárias para poder atender o mercado?
Facilitadores
Cornelia Bonenkamp: O meu objetivo é de formar pessoas para que possam ajudar pessoas e sistemas/famílias, perceberem as dificuldades existentes na sua complexidade a base do pensamento sistêmico/complexo e das novas pesquisas cientificas, sabendo também o uso da visualização(constelação) sistêmica para ampliar a visão. Formação:
– Pedagogia, matemática, biologia na Universidade Münster/Alemanha
– Dialogue process
– Mastertrainer in PNL (1990 – 1996 Alemanha)
– Trainer em constelações sistêmicas familiares no Metaforum
– Mastertrainer em constelações sistêmicas/organizações, certificado pelo Infosyon (Alemanha)
– Currículo reconhecido de formação em constelações sistêmicas/organizacionais certificado pelo Infosyon
@corneliabonenkamp
Fabrício Nogueira: Empreendedor, Especialista em Gestão de Projetos, Palestrante, Constelador Sistêmico Organizacional, Docente do Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas.
Com graduação em tecnologia possui MBA em Gerenciamento de Projetos e Formação em Constelações Organizacionais pelo instituto Infosyon da Alemanha. Atualmente é CEO da ILION Soluções em Internet. Já planejou, desenvolveu e implantou projetos de software em vários estados brasileiros assim como na Suíça. Tem experiência de vinte anos na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Web, Aplicativos e E-commerce. Entre as áreas de aplicação, destacam-se: ITIL, PMI, Integração de Sistemas e Constelação Sistêmicas Organizacionais.
@fabricio_pensamento_sistemico
A quem se destina?
A formação é oferecida a líderes, gestores, consultores, coaches, gerentes de projetos e desenvolvimento organizacional, empresários, treinadores, supervisores e todos os interessados em cargos de responsabilidade, em grupos com no mínimo 10 e no máximo 21 participantes.